sábado, 21 de dezembro de 2019

Elementos do Plano de Eletiva

Ementa
Uma vez escolhido o tema da Eletiva, é necessário buscar defini-la de modo claro e coerente por meio da elaboração de um Plano de Eletiva, cujo primeiro elemento é a ementa. 
Na sua origem, a palavra "ementa" vem do latim ementum, que significa "pensamento”, “ideia". Ou seja, trata-se de um texto que expõe uma reflexão e, portanto, uma consideração a partir de um problema e seus encaminhamentos. 
A ementa nada mais é do que um breve resumo sobre O QUE é a Eletiva, sem detalhes, e o que irá ocorrer nela
Neste momento, não se preocupe em explorar POR QUE ou COMO essa Eletiva vai acontecer. 
A ementa é o primeiro contato que o estudante vai ter com a Eletiva. Assim, ela precisa ser clara e atraente.

Título
Não menos importante do que a ementa, o título dado à Eletiva tem muito valor. Se a ementa resume o trabalho que será feito, o título é a síntese da ementa: uma frase ou uma palavra que carrega o sentido de tudo o que será trabalhado. 
O título deve ser mais objetivo e dar conta de identificar a proposta. Ele pode ainda ser definido por uma metáfora socialmente compartilhada ou mesmo por expressões amplamente reconhecidas.

Professor 
Neste elemento, é necessário apontar o nome do professor responsável pela Eletiva.

Justificativa 
Embasa a relevância da Eletiva para a vida do estudante e como ela dialoga com diversas áreas do conhecimento. 
A primeira justificativa que sustenta a Eletiva é a sua relação com o projeto de vida dos estudantes. É essencial que esteja conectada diretamente aos estudantes, seja pelos seus anseios, seja pelas suas necessidades, apoiando seus projetos de vida. No entanto, a proposta de uma Eletiva também se justifica pelo próprio objeto a ser tratado – afinal o estudante se interessa por áreas do conhecimento e situações-problema, elementos que também devem ser levados em conta. 
Para construir a justificativa, os autores escreveram: 
1º parágrafo: Objeto de estudo e pesquisa 
2º parágrafo: Considerações sobre o objeto escolhido 
3º parágrafo: Conteúdo escolhido
No terceiro parágrafo os autores apontam os interesses manifestos dos estudantes e os conteúdos ali envolvidos. 
Para apoiar a criação das justificativas, você pode consultar o documento Temas contemporâneos transversais na BNCC - Contexto histórico e pressupostos pedagógicos, que trata dos temas contemporâneos transversais. Eles podem ser importantes pontos de partida para a discussão da sua Eletiva.

Objetivos 
Indica aquilo que se pretende alcançar com o desenvolvimento da Eletiva.

Habilidades desenvolvidas 
Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. 
E as habilidades podem ser encontradas no Currículo Paulista
É importante que a Eletiva se proponha a trabalhar no desenvolvimento de, no máximo, três habilidades principais. Esta é uma forma de garantir que ela tenha foco. Além disso, é essencial que seja possível acompanhar os estudantes considerando aquilo que devem desenvolver ao longo do semestre.

Eixos temáticos 
Investigação Científica 
Neste eixo, os estudantes participam da realização de uma pesquisa científica, compreendida como procedimento privilegiado e integrador de áreas e componentes curriculares. O processo pressupõe a identificação de uma dúvida, questão ou problema; o levantamento, formulação e teste de hipóteses; a seleção de informações e de fontes confiáveis; a interpretação, elaboração e uso ético das informações coletadas; a identificação de como utilizar os conhecimentos gerados para solucionar problemas diversos; e a comunicação de conclusões com a utilização de diferentes linguagens. 


Processos Criativos 
Neste eixo, os estudantes participam da realização de projetos criativos, por meio da utilização e integração de diferentes linguagens, manifestações sensoriais, vivências artísticas, culturais, midiáticas e científicas aplicadas. O processo pressupõe a identificação e o aprofundamento de um tema ou problema, que orientará a posterior elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, protótipo, modelo ou solução criativa, tais como obras e espetáculos artísticos e culturais, campanhas e peças de comunicação, programas, aplicativos, jogos, robôs, circuitos, entre outros produtos analógicos e digitais. 

Mediação e Intervenção Sociocultural 
Neste eixo, privilegia-se o envolvimento dos estudantes em campos de atuação da vida pública, por meio do seu engajamento em projetos de mobilização e intervenção sociocultural e ambiental que os levem a promover transformações positivas na comunidade. O processo pressupõe o diagnóstico da realidade sobre a qual se pretende atuar, incluindo a busca de dados oficiais e a escuta da comunidade local; a ampliação de conhecimentos sobre o problema a ser enfrentado; o planejamento, execução e avaliação de uma ação social e/ou ambiental que responda às necessidades e interesses do contexto; a superação de situações de estranheza, resistência, conflitos interculturais, dentre outros possíveis obstáculos, com necessários ajustes de rota. 


Empreendedorismo 
Neste eixo, os estudantes são estimulados a criar empreendimentos pessoais ou produtivos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam a sua atuação como protagonistas da sua própria trajetória. Para tanto, busca desenvolver autonomia, foco e determinação para que consigam planejar e conquistar objetivos pessoais ou criar empreendimentos voltados à geração de renda via oferta de produtos e serviços, com ou sem uso de tecnologias. O processo pressupõe a identificação de potenciais, desafios, interesses e aspirações pessoais; a análise do contexto externo, inclusive em relação ao mundo do trabalho; a elaboração de um projeto pessoal ou produtivo; a realização de ações-piloto para testagem e aprimoramento do projeto elaborado; o desenvolvimento ou aprimoramento do projeto de vida dos estudantes.

Conteúdo programático 
Temas a serem abordados ao longo do semestre.

Procedimentos metodológicos 
Indicação dos procedimentos metodológicos que serão utilizados para alcançar seu objetivo com a Eletiva. O professor tem liberdade metodológica para desenvolver a Eletiva. A sugestão é que aposte em metodologias ativas que estimulem o protagonismo e a autoria do estudante.

Recursos didáticos 
Materiais, instrumentos, espaços, equipamentos e suportes essenciais para a realização da Eletiva.

Culminância 
Indicação de como será o momento em que os estudantes compartilharão o resultado concreto de seu trabalho na Eletiva com o restante da comunidade escolar. 
Se trata de um momento aberto à comunidade, que celebra as conquistas do semestre e ainda apresenta o trabalho desenvolvido.

Avaliação 
Estratégias para acompanhar e monitorar o desenvolvimento do estudante.

Referências 
Links para textos, vídeos e outros conteúdos que embasam a criação da Eletiva.

Cronograma semestral 
Detalhamento dos temas e das metodologias a serem usadas aula a aula.

Fonte:
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/login/index.php

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