O programa tem o objetivo de tornar a escola mais conectada com os sonhos e as atuais necessidades dos adolescentes e jovens e a apoiar os estudantes a desenvolver competências voltadas para o século 21. Ele traz inovações para que as atividades educacionais sejam mais alinhadas às vocações, aos desejos e à realidades de cada um. E com isso: promove desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural dos estudantes; reduz a evasão escolar; melhora o clima nas escolas; fortalece a ação dos professores; cria novos vínculos com os estudantes.
Refinando o olhar
Muitas vezes ficamos presos à única perspectiva que conhecemos. A possibilidade de exercitar a escolha de nossos caminhos amplia o olhar para o universo de possibilidades.
Como funciona na prática?
• Dois tempos de 45 minutos por semana.
• Um professor por eletiva.
• A eletiva dura um semestre e a cada semestre os estudantes escolhem a eletiva do semestre seguinte.
• As eletivas são oferecidas no mesmo momento da semana para possibilitar reenturmação.
• A reenturmação pode misturar estudantes de anos diferentes, mas só dentro de sua faixa:
– 6º e 7º ano;
– 8º e 9º ano;
– 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio.
• Devem ser estabelecidos e comunicados os critérios para composição das turmas caso haja mais interessados do que o limite estipulado. Ex.: análise de carta/vídeo de intenções/sorteio.
• Podem ser realizadas em sala de aula ou em outros espaços dentro e fora da escola.
• 8 horas de formação em juventudes + 22 horas de formação básica específica para professores interessados em ministrar eletivas + 30 horas de formação aprofundada específica.
O que as eletivas devem possibilitar ao aluno
1. Exercitar suas escolhas para aprimorar a autonomia e o protagonismo.
2. Participar da construção do currículo escolar.
3. Realizar atividades relacionadas ao seu Projeto de Vida.
4. Ampliar, diversificar e/ou aprofundar conteúdos e habilidades de um ou mais componentes curriculares do Currículo Paulista.
5. Desenvolver competências específicas para a continuidade dos estudos.
6. Aproximar a teoria da prática utilizando o que foi aprendido para construir algo concreto (Culminância).
Como é o processo de criação e escolha das eletivas?
1. Varal dos sonhos: os professores analisam e discutem os elementos dos projetos de vida dos alunos para motivar a oferta das eletivas.
2. Cada professor propõe uma ou mais opções de eletiva, criando-as do zero, utilizando uma proposta já criada por outro colega ou disponibilizada na Plataforma Currículo+.
3. A equipe gestora da escola analisa e valida as propostas de eletiva com base em sua conexão com o Currículo Paulista e os projetos de vida dos alunos.
4. Feirão de eletivas: momento para os professores apresentarem suas eletivas aos alunos, despertando sua curiosidade e seu interesse.
5. Os alunos refletem e discutem entre si e com a equipe escolar sobre as opções e como elas impactam seu projeto de vida e escolhem qual eletiva cursar.
6. Ao final do semestre, a equipe escolar avalia o sucesso de cada eletiva ofertada e como aprimorar o processo.
O que consta na ementa de uma eletiva?
• Como essa eletiva se relaciona com a cidadania, a continuidade dos estudos e o mundo do trabalho.
• Quais habilidades e conhecimentos do Currículo Paulista serão desenvolvidos.
• Quais os espaços e os recursos didáticos utilizados.
• Quais atividades serão realizadas em cada aula.
• Qual o projeto para a Culminância.
O que é a Culminância de eletivas?
• O momento em que os alunos compartilham o resultado concreto de seu trabalho na Eletiva com o restante da comunidade escolar.
• Pode ter vários formatos: evento, mostra, feira, roda de conversa, espetáculo, produto digital, intervenção artística/comunitária etc.
• Não é apenas contar como foi a eletiva, mas apresentar algo, um produto final.
• Oportunidade para o desenvolvimento de habilidades – deve ter intencionalidade pedagógica.
Exemplo:
Na eletiva SP Fashion Week, os estudantes planejaram e realizaram um desfile de moda real. Para isso, criaram as peças que seriam desfiladas, a passarela, uma estrutura para a cobertura jornalística e os convites para mobilizar a comunidade. No dia da culminância, organizaram o evento, documentaram e desfilaram.
Por que a Culminância das eletivas é importante?
• Oportunidade para que os estudantes compartilhem o que foi aprendido durante a eletiva e os produtos criados ao longo do semestre.
• Possibilidade de contar mais sobre o que é cada eletiva para estudantes que ainda não a tenham cursado.
• Concretizar e valorizar o trabalho realizado no semestre.
• Momento de celebração de conquistas.
• Elemento importante para que o estudante perceba e avalie seu próprio desenvolvimento.
• Suporte para que os professores acompanhem o desenvolvimento dos estudantes e, assim, aprimorem a eletiva para uma oferta futura.
Exemplos de eletiva e de culminância
• Empreendedorismo: estudantes criam uma empresa ou ONG.
• Oficina de teatro: estudantes criam um espetáculo teatral/musical.
• Clube de debate: estudantes realizam debates estruturados.
• Fórum de mediação de conflitos: alunos criam estratégias e espaços para lidar com conflitos que acontecem na escola.
• Monu: alunos realizam simulações de reuniões de organismos internacionais.
• Olimpíadas de matemática: alunos se preparam para uma olimpíada e simulam o evento.
Exemplo de desenvolvimento cognitivo e socioemocional
• Consiste no forte desejo de aprender e adquirir conhecimentos e habilidades. Quando somos curiosos, reunimos interesses em ideias e uma paixão pela aprendizagem, pela exploração intelectual e pela compreensão.
• Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
POR QUE É IMPORTANTE?
Ajuda na aprendizagem e na exploração de diferentes coisas, situações e acontecimentos, no conhecimento sobre pessoas e do mundo físico. Com curiosidade, podemos brincar com as nossas ideias e resolver problemas. A curiosidade abre nossos olhos para descobrir coisas novas no mundo!
Exemplo de desenvolvimento cognitivo e socioemocional
• Nesta eletiva, o estudante exercita e desenvolve sua curiosidade intelectual enquanto aprende novos conhecimentos (cognitivo) ao realizar atividades como:
– Investigar o objeto da pesquisa, atuando como curador da informação produzida pela comunidade científica.
– Orientar seu olhar para as descobertas, fazendo recortes da realidade de forma autoral.
– Exercitar a imaginação para criar hipóteses e conectar as informações levantadas e analisadas.
– Experimentar hipóteses trabalhando com tentativa e erro, para demonstrar a sua tese.
– Trabalhar o conhecimento em diversas áreas para conectar o objetivo estudado com o mundo cotidiano e propor soluções para questões relevantes.
• Observar o estudante enquanto ele/ela realiza as atividades.
• Analisar os produtos parciais criados em atividades individuais ou em grupo.
• Promover a autoanálise e a autoavaliação do estudante.
• Discutir com outros professores comportamentos e produções dos estudantes.
Passo a passo para a implementação
1 – Formação e planejamento geral
• A equipe escolar participa das atividades formativas (cursos a distância e semipresenciais, orientações técnicas presenciais, videoconferências, videoaulas e ATPCs).
• O professor coordenador percorre com os professores o objetivo, a estrutura e o passo a passo da construção das eletivas na UE.
• A equipe escolar planeja e divulga o cronograma de atividades para a realização das eletivas, bem como os critérios para enturmação.
• O professor coordenador e os demais professores discutem o relatório do acolhimento e identificam os elementos dos projetos de vida dos alunos que podem ser trabalhados nas eletivas. Passo a passo para a implementação
2 – Preparação das eletivas
• O professor propõe a(s) eletiva(s) que pretende ministrar, com ementa.
• Os professores compartilham e discutem as ementas durante a ATPC para aprimoramento.
• A equipe gestora valida eletivas a serem ofertadas.
• Os professores preparam materiais para o Feirão das Eletivas e posterior implementação da eletiva.
3 – Execução e análise dos resultados
• Os professores desenvolvem atividades com os estudantes conforme o planejado na ementa.
• A equipe gestora acompanha o desenvolvimento das eletivas.
• Os professores trocam boas práticas e discutem desafios e soluções durante as ATPCs.
• Os professores monitoram o desenvolvimento das habilidades dos estudantes durante as atividades.
• Os estudantes planejam e realizam atividades de Culminância.
• A equipe escolar e os estudantes avaliam o resultado das eletivas e propõem melhorias para o próximo ciclo.
• A equipe da diretoria de ensino acompanha, discute e compartilha os principais resultados e aprendizados.
Fonte bibliográfica:
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