sábado, 21 de dezembro de 2019

Salutations (Saudações)

Para começar, nada mais natural do que abordar as saudações. Afinal, os franceses apreciam a sutileza e a polidez na comunicação gestual e, principalmente, na verbal.

E isso teve origem ainda na Idade Média, com grande foco durante o reinado de Luís XVI, quando a nobreza e a realeza francesas começaram a desenvolver as principais regras de etiqueta para a moda e para o trato social. 

Por isso, até hoje faz parte da cultura local a valorização que se dá ao respeito, a cortesia e a gentileza ao lidar tanto com conhecidos quanto com desconhecidos. 

E você, enquanto turista, certamente não vai querer fazer feio e parecer desrespeitoso, não é verdade? 

Para tanto, é importante ficar atento a alguns detalhes, como os principais tipos de cumprimentos e a forma adequada de pronunciá-los. 
Isso porque há palavras que são escritas de uma maneira, mas pronunciadas de outra forma. O que pode, ocasionalmente, gerar algumas pequenas confusões no seu dia a dia. Portanto, pronto para começar a treinar?

BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE 
No francês, ao contrário do português, “bom dia” e “boa tarde” não possuem diferenciação. O motivo é que até 18 horas é usada a mesma expressão para ambos: “bonjour” (bonjurr). Já quando anoitece usa-se o “bonsoir” (bonssuárr). 

Logo, serão estas duas as frases que você mais usará durante a sua viagem por um motivo muito simples: a todo o momento você escutará alguém proferi-las. 
Elas são as saudações mais comuns para se fazer, seja no hotel ou hostel em que você estiver hospedado, em um ponto turístico, na rua etc.

Outro ponto favorável são as pronúncias das duas que são simples e fáceis de assimilar. Por isso, não se esqueça: nada de pedir informação ou começar uma conversa sem uma ou outra, certo? 

Mas se for do seu interesse ser ainda mais polido, você pode acrescentar em seguida três palavrinhas que farão uma grande diferença: madame (madam), mademoiselle (medmuozel) e monsieur (mêssiê). 

As duas primeiras, é claro, são dirigidas às mulheres. Porém, madame significa senhora enquanto mademoiselle representa senhorita. Já a terceira, por sua vez, vale apenas para os homens.

OI, OLÁ, TCHAU, ATÉ LOGO E ADEUS 
As próximas saudações da nossa lista são aquelas que não fazem menção ao tempo e podem ser usadas, principalmente, em situações mais informais de encontros e despedidas. 

Alguns exemplos são: 
» Oi, olá e tchau: salut (saliu); 
» Até logo: à tout à l’heure (à tu tá lérre); 
» Adeus: au revoir (ô revoarr); 
» Até breve: à bientôt (à biantô);


CUMPRIMENTOS MAIS CORRIQUEIROS 
Além das mesuras anteriores é bastante comum que a pessoa que você cumprimentou, seja com um bom dia ou com um olá, acabe lhe fazendo uma ou outra pergunta extra. As chances aumentarão ainda mais se ele estiver lhe recepcionando, por exemplo. 

Portanto, é importante estar preparado para responder e não faltar com a educação. A começar por: “como vai você?” que em francês é “comment vas-tu?” (coman va tiu?). Já a resposta pode ser um simples “muito bem, obrigado” — “très bien, merci” (trré bian, mérci). 

Outra possibilidade é que lhe perguntem seu nome com o clássico “como você se chama?” — “comment vous appelez-vous?” (comâm vu zapelê vu?) que deverá ser respondido com um “meu nome é...” — “je m’appelle…” (je mapéle…).

PALAVRAS DE CORTESIA 
Por fim, mas não menos importante, há as palavras de cortesia que não devem faltar no seu vocabulário e que são sempre vistas como um sinal de amabilidade e consideração com o próximo. 
Elas também serão usadas com frequência, desde as situações mais banais até os momentos mais formais. Ou seja, nada de deixá-las de lado, hein?
As principais são: 
» Obrigado: merci (mérci); 
» Por favor: s’il vous plaît (sil vu plê); 
» Desculpe: pardon (parrdon); 

» De nada: de rien (de rian); 
» Com licença: excusez-moi (excuzê moá); 
» Sinto muito: je suis vraiment désolé (je sui vrréman dêsolê);

Fonte:
Bon Voyage: Um guia de vocabulário básico de Francês para viagens. My Target Idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário