quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Formação Aprofundada Eletivas (Resumo)

O professor que ministrará o componente curricular Eletiva deve basear seu planejamento nos seguintes elementos: 
- Varal dos sonhos 
- Aspirações dos estudantes 
- Metas da escola 
- Estratégias de gestão

Em relação ao Feedback, ele fornece reflexões ao aprendiz durante o desenvolvimento das aprendizagens para que possa regular sua aprendizagem. Esse é um caminho esperado, em que o professor possibilita reflexões que poderão garantir novas aprendizagens aos estudantes, podendo ser durante as atividades individuais ou coletivas.

Justificativa
A cultura corporal do movimento desenvolve a formação do senso musical, buscando possibilitar ao indivíduo condições para que compreenda a música, a execute em forma de dança, colocando em prática a consciência e a expressão corporal, em suas diversas manifestações, estendendo desde a composição coreográfica até a arte visual cenográfica e figurinística em sua linguagem artística. 

Zabala e Arnau (2010) destacam que avaliar competências exige que o professor possua dados autênticos sobre o nível de aprendizagem de cada estudante em relação à competência em destaque, com uma variedade de instrumentos que atendam às características específicas de cada competência, considerando ainda o contexto em que esta deve ou pode ser realizada. Ou seja, é preciso ter indicadores de desempenho para a tomada de decisão. 
Os conceitos dos instrumentos de avaliação discriminados são:

Portfólio
Nele podem estar incluídos não só trabalhos escolares, mas também textos de autoavaliação, cartas de referência de ex- professores ou ex-empregadores, fotos que comprovem trabalhos realizados, prospectos/fôlderes ou programas de audições e representações. 

Autoavaliação
Instrumento privilegiado para promover a autorregulação do estudante, podendo ser aplicada na modalidade escrita e oral a depender da natureza. 

Registro
É necessário, pois nossa memória viva não é capaz de reter tantos dados relativos a um estudante, quanto mais de muitos, e por anos a fio. 

Observação
Por meio dela, o professor pode conhecer melhor seus alunos, tanto na área cognitiva quanto na afetiva, compreendendo seus avanços e dificuldades, dando uma identidade ao aluno, entendendo o que ele precisa para avançar em seu processo educativo, permitindo intervenções específicas para cada um que possam ajudar na construção de seu conhecimento. 

As metodologias ativas são aquelas em que o estudante é protagonista e corresponsável no processo de aprendizagem, daí o nome “ativas”. O professor, além de mediador, incita o estudante a desenvolver habilidades de reflexão e investigação. 
Se o estudante é protagonista, a metodologia é ativa, pois lhe dá papel de destaque na sua própria aprendizagem.

Os objetivos e às características da Avaliação Formativa:
- Tem por objetivo auxiliar o professor a ajustar seu planejamento, seu plano de ensino e de aula às reais necessidades de aprendizagem. 
- Demanda do professor, simultaneamente, a organização de situações didáticas significativas e a utilização de instrumentos diversos para o acompanhamento das aprendizagens. 
- Pode contribuir para que alunos e professores se tornem sujeitos ativos na aquisição de seus próprios conhecimentos, aprimorando o processo de ensino e de aprendizagem. 
- Por meio dela o professor proporciona aos alunos um feedback formativo e de qualidade, acionando, de forma intencional, competências cognitivas e socioemocionais.

O trabalho com Eletivas já tem uma história na rede e é oferecido nas escolas do Programa Ensino Integral desde 2012. 
Objetivos indicam aquilo que se pretende alcançar com o desenvolvimento da Eletiva. 
Eletivas estão conectadas ao projeto de vida dos estudantes, sendo inseridas no contexto escolar e dialogando com os demais componentes curriculares.

Pensando em aspectos importantes para que o Feirão de Eletivas aconteça a contento, podemos afirmar que:
- O Feirão de Eletivas acontece na terceira semana, devido ao preparo necessário para o professor planejar a Eletiva e comunicar os estudantes sobre o funcionamento das Eletivas na escola. 
- Durante o Feirão, os estudantes vão escolher as Eletivas, tendo em conta suas preferências e os critérios acordados com os líderes de turma. 
- Uma das formas de apresentação das Eletivas aos estudantes é a individual, que pode acontecer de duas formas: 
  • cada professor vai até as salas para apresentar sua Eletiva aos estudantes. 
  • o professor organiza uma sala de aula para receber os estudantes e apresentar sua Eletiva.
- Eletivas estão conectadas ao projeto de vida dos estudantes, sendo inseridas no contexto escolar e dialogando com os demais componentes curriculares. 
- Analisar e interpretar índices estatísticos de diferentes tipos é uma habilidade de Matemática.

Planejamento inicial das Eletivas
Tendo como base o Relatório do Acolhimento (varal e escada dos sonhos), o professor identifica as temáticas que devem ser atendidas pelas Eletivas. Partindo do princípio de que as Eletivas devem estar conectadas ao projeto de vida dos estudantes, o professor deve ter como base o relatório das atividades de acolhimento.

Estratégias de inscrição e seleção

- Para a formação das turmas, a equipe gestora, em conjunto com os líderes de turma, deverá definir as estratégias de inscrição e seleção dos estudantes nas Eletivas. 
- Os critérios podem ser: lista de preferências ou entrevista. 
- Caso haja muitos interessados numa Eletiva, ultrapassando a capacidade, a equipe gestora, em conjunto com os líderes de turma, deve definir quais serão os critérios aplicados para a seleção. 
Os critérios podem ser lista de preferências ou entrevista, e é importante que o aluno entenda que poderá cursar outra Eletiva no semestre em questão e a de sua preferência no semestre seguinte, se for oferecida. Isso faz parte do processo de crescimento individual.

Metodologia
Aulas expositivas e práticas; desenvolvimento de plano de pesquisa; confecção de documentos para feira de ciências e publicações; participação em feiras de ciências internas e externas; atividades de pesquisa na internet, pesquisas de campo e laboratórios de universidades e centros de pesquisas parceiros. 

Conceitos orientadores das Eletivas
As Eletivas permitem que o estudante crie, sob orientação dos educadores, seu percurso escolar. 
É no exercício da escolha que o estudante toma consciência de sua formação, constrói critérios para compor sua experiência e se aproxima do que é de seu interesse.

Culminância
Indicação de como será o momento em que os alunos compartilharão o resultado concreto de seu trabalho na Eletiva com o restante da comunidade escolar. 
Avaliação
Estratégias de acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento do estudante. 
Recursos Didáticos
Materiais, instrumentos, espaços, equipamentos e suportes essenciais para a realização da Eletiva. 
Justificativa
Embasa a relevância da Eletiva para a vida do aluno e como ela dialoga com diversas áreas do conhecimento. 

Tendo como base os conceitos orientadores do componente, as ações que são características da organização das Eletivas propõem um estudo interdisciplinar dos objetos de conhecimento. 

O Inova Educação situa sua proposta na aprendizagem integral do aluno. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso garantir a capacidade de expandir as diferentes maneiras de pensar, com o objetivo de propor um caminho para resolver os problemas e apontar para a tomada de decisão sempre coletiva.

Estudos sobre Resultados e Devolutivas em avaliação
- O erro pode ser encarado como um processo que está entre o ponto de partida e aquele ao qual se pretende chegar. 
- É importante estimular o aluno a refletir sobre seus pontos de melhoria para que possa aprender o esperado para o percurso formativo dele. 
- A formação se dá pela experimentação, pela inovação, pelo ensaio de novas formas de trabalho pedagógico e por uma reflexão crítica sobre a sua utilização. 

- O componente Eletivas traz uma oportunidade para muitos estudantes encontrarem caminhos para realizar atividades ligadas a seus sonhos, sua vocação e suas necessidades. 
- A reenturmação potencializa a interação e a troca de experiências, pois estimula que os estudantes não só conheçam e interajam com outros colegas, como também escutem outras opiniões e percepções. 
- As Eletivas possibilitam que os estudantes exercitem várias competências como argumentação, empatia, cooperação, comunicação, dentre outras.

Culminância
É realizada no fim do semestre, em um dia específico para esta atividade, e expressa a síntese do trabalho realizado. Os estudantes têm a oportunidade de falar sobre o que aprenderam, que saberes construíram e que valores agregaram à sua vida. Os estudantes expõem o que produziram ao longo do processo à apreciação daqueles que comparecem à culminância. 

Interdisciplinaridade
As Eletivas propõem um estudo interdisciplinar dos objetos de conhecimento. Consideram que a compreensão das questões contemporâneas requer abordagens inter e, em muitos casos, multidisciplinares, que coloquem os saberes de cada área do conhecimento em diálogo. 

Diversificação e experiência escolar
A possibilidade de fazer escolhas em meio à oferta de Eletivas pela escola durante o processo de ensino-aprendizagem permite que cada estudante vá criando, sob orientação dos educadores, seu percurso escolar. 

Metodologias ativas
Os estudantes participam ativamente do processo de aprendizagem, se tornam protagonistas da sua aprendizagem com o apoio dos docentes. O docente atuando como mediador da aprendizagem estimula os estudantes a desenvolverem habilidades de refletir, investigar, criar e se corresponsabilizar pela aprendizagem. 

Livre escolha
O estudante decide por uma Eletiva, entre as opções oferecidas, exercitando a sua capacidade de escolha com base num repertório ampliado; aprende a estabelecer critérios valorando o que lhe interessa e o que lhe importa naquele momento de sua vida escolar; ao mesmo tempo entende que sua escolha não o impede de aprender sobre as demais áreas do conhecimento e disciplinas nem o limita a isso. 

O componente curricular Eletivas deve ser apresentado aos estudantes nas primeiras semanas de aula.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário